sábado, 20 de dezembro de 2008

A SUBLIME MISSÃO DE JESUS


A SUBLIME MISSÃO DE JESUS


Dois milênios depois em plena era da tecnologia e do consumismo, permanece vigoroso um credo nascido na periferia do Império Romano , pregando o amor e anunciando a salvação da humanidade com quase 2 bilhões de fiéis, O Cristianismo ou a Doutrina do Cristo continua a maior religião do Mundo.

No reinado de Tibério (14-37 nasce em Belém na Judéia dominada pelos Romanos. Aos 30 anos é batizado pelo seu precursor João Batista e cria um movimento religioso desprezando os rituais da Lei Moisaica. (A la. Revelação durante a existência daquele povo rude XV séculos antes e que fez Moiséis falar de um Deus vingativo, irascível do “olho por olho, do dente por dente”, etc.

Este Homem revolucionário prega:

- O AMOR AO PRÓXIMO
- A LIGAÇÃO DIRETA DO HOMEM COM DEUS;
- A IMORTALIDADE DA ALMA; E
- O ADVENTO DO REINO DE DEUS NA TERRA.

Um periódico mensal, numa de seus artigos do mês em que se comemora o Natal, já neste século XXI, numa revista científica de nome Galileu, publica como mensagem de capa “O DESAFIO DE ENTENDER JESUS”, indagando: Quem é este homem que mudou a história da terra dividindo-a em duas partes, ante e depois dele?


A reportagem omite a reencarnação nos dois episódios ( lo. Quando os discípulos questionam a volta de Elias antes da vinda do Messias. Depois, no encontro com o Doutor da Lei Nicodemos quando afirma que “Ninguém verá o reino de Deus se não nascer de Novo.

Mas, é o próprio Jesus que afirma a volta de Elias, no corpo de João (o Batista), conforme MATEUS 11: 2-19; LUCAS 7:19-35: “ Quando João, que estava no cárcere, ouviu falar a respeito das obras do Cristo, chamou dois dos seus discípulos e os enviou a Jesus para lhe perguntarem: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?
Quando esses homens chegaram a Jesus disseram: “João Batista nos enviou para te perguntar: És aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?”
Na mesma hora Jesus curou a muitos de enfermidades, de chagas que sofriam, de espíritos malignos, e restituiu a vista a muito cegos.
E Jesus lhes respondeu: “Ide anunciar a João o que estais vendo e ouvindo: os cegos recuperam a vista, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos se levantam e aos pobres é anunciada a Boa Nova; e bem-aventurado aquele que não ficar escandalizado por causa de mim!”
Tendo partido os enviados de João, começou Jesus a falar ao povo a respeito de João: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas suntuosas e vivem em delicias estão nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e mais do que um profeta. É dele que está escrito: Eis que envio o meu mensageiro à tua frente, ele preparará o teu caminho diante de ti .
Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu nenhum maior do que João, o Batista. No entanto. O menor no Reino de Deus é maior do que ele.
Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus padece violência, e violentos se apoderam dele. Porque todos os profetas e também a Lei profetizaram até João.
E, se quereis compreender, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”



Com o anúncio do advento do Reino de Deus na Terra ( o incompreensível reino interior da alma, o conhece-te a te mesmo que Pitágoras encontrou 540 anos antes no Templo de Apolo em Delfos, atrai contra ele a fúria dos sacerdotes Hebreus ortodoxos ou dos próprios Judeus que o consideraram “Herege”, e de Roma que o considerava subversivo. (Pilatos, tu dizes eu sou rei, mas em verdade vos digo que meu reino não é deste Mundo.


Natal do ANO 2008, o Mundo ainda tenta descobrir quem foi esse Homem e qual o sentido de suas palavras.

A data simboliza a paz e a Fraternidade, entre os homens desperta também inquietação e necessidade de consumo! (Que contra-senso!) Que Paradoxo!

Após a transfiguração, os discípulos de Jesus o interrogaram desta forma: “Por que dizem os escribas ser preciso que antes volte Elias?” – Jesus lhes respondeu: “É verdade que Elias há de vir e restabelecer todas as coisas: - mas, eu vos declaro que Elias já veio e eles não o conheceram e o trataram como lhes aprove. É assim que farao sofrer o Filho do Homem.” – Então, seus discípulos compreenderam que fora de João Batista que ele falara. (S.MATEUS, cap. XVII, vv. 10 a 13; - S.MARCOS, cap. IX, vv. 11 a 13)

- “CADA ESPPÍRITO É UM MUNDO ONDE O CRISTO DEVE NASCER”.(Espírito Humberto de Campos)

Somente a reencarnação para entendermos Jesus e a sua sublime missão neste mundo, para nos falar do nosso amanhã na vida cósmica, quando libertos dos agrilhões das tormentas, das paixões, dos conflítos, das dores da alma, das torturas psíquicas, para olharmos demoradamente para as estrêlas, para o Universo, para o Cosmo, e estarmos finalmente em condições de compreender a figura excelsa do Cristo de Deus, que não cabendo na História a dividiu em duas épocas: antes e depois dele.

Natal é tempo de reflexões, é tempo de nascer em Cristo, é tempo de buscarmos a nossa realidade existencial; é tempo de amarmos mais, de perdoar, “benevolência para com todos e indulgência para com as imperfeições humanas”. É tempo de nos ligarmos fraternalmente, como irmãos, com todas as nações, com todos os povos, com todas as humanidades, com todas as esferas celestes, com todas as estrêlas, com todas as formas vivas visíveis, como as invisíveis!
Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: