quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

CERTAMENTE ESTAMOS VIVENDO NOVOS TEMPOS...


BARACK OBRAMA, 44o.presidente dos EUA no seu discurso de posse no dia 20 de janeiro de 2009:

“Nossa economia está bastante enfraquecida, em conseqüência da ganância e irresponsabilidade por parte de alguns, mas também por nosso fracasso coletivo em fazer escolhas difíceis e preparar a nação para uma nova era. Casas foram perdidas, empregos cortados, negócios fechados. (...) Eles (os desafios) são sérios e são muitos.”

“Não é a questão que se apresenta a nós se o mercado é uma força para o bem ou para o mal. Seu poder de gerar riquezas e expandir a liberdade é ilimitado, mas esta crise nos fez lembrar que sem vigilância, o mercado pode sair do controle – e uma nação não pode prosperar por muito tempo quando favorece apenas os mais ricos. O sucesso da nossa economia sempre dependeu do poder da nossa prosperidade.”

“Às nações pobres, nós queremos trabalhar ao seu lado para fazer suas fazendas florescerem e deixar os cursos de água limpa fluírem. Para nutrir corpos famintos e alimentar mentes ávidas. E para aquelas nações como a nossa, que vivem em relativa riqueza, queremos dizer que não podemos mais suportar a indiferença quanto ao sofrimento daqueles que sofrem fora das nossas fronteiras.”

“Começaremos por sair do Iraque com responsabilidade e por criar um esforço de paz no Afeganistão. Com velhos amigos e antigos adversários vamos trabalhar incansavelmente para diminuir a ameaça nuclear, e reduzir o espectro do aquecimento global.”

“Sabemos que nossa herança multicultural é uma força, não uma fraqueza. Somos uma nação de cristãos e muçulmanos, judeus e hindus – e ateus. (...) Não podemos senão acreditar que os velhos ódios passarão um dia. (...) E que a América vai desempenhar o seu papel em uma nova era de paz. Para o mundo muçulmano, buscamos um novo caminho a seguir, baseado em interesse e respeito mútuo.”

Comentários de Chefes de Estado do Velho Mundo (A União Européia principalmente):

ANGELA MERKEL, chanceler (premiê) da Alemanha:
“Eu espero que a nossa cooperação seja delineada por ouvirmos um ao outro e tomarmos decisões que levem em conta que um país sozinho não pode resolver os problemas do mundo”.

NICOLAS SARKOZY, presidente da França:
“Eu quero garantir a você que a França está determinada a trabalhar de mãos dadas com o EUA, seu amigo e aliado, para que juntos possamos responder aos imensos desafios que o mundo enfrenta hoje.

GORDON BROWN, primeiro-ministro do Reino Unido:
“O mundo inteiro está acompanhando a posse do presidente Obama, presenciando um novo capítulo na história norte-americana e mundial. Ele começa com a determinação de resolver os problemas mundiais.”

JOSÉ LUIS ZAPATERO, presidente (premiê) de Governo Espanhol:
“Com seu discurso, Obama nos dá hoje esperança, e suas palavras nos situam no melhor caminho para relação fluida e frutífera com o governo da Espanha.”

BENTO XVI, papa, o representante do Estado do Vaticano:
“Rezo para que você assuma com a determinação de promover o entendimento e a cooperação e a paz entre as nações, para que todos possamos compartilhar o banquete da vida, o qual Deus deseja servir para toda a família humana.”

Sem dúvida a ansiedade da Humanidade está exorbitando, pois o homem que aprendeu a viajar para as estrelas, ainda tem sérias dificuldades em viajar para dentro de si mesmo. Todo o conhecimento, a tecnologia, o domínio das ciencias exatas,da filosofia, da sociologia, da cibernética ou de todo o intelectualismo dos tecnocratas, terapeutas, religiosos ainda demonstra que o intelectual da era moderna só poderá respirar quando tiver como móvel da sua condição superior a abrangência da elevação dos sentimentos no sentido de estar norteado por uma capacidade intelecto-moral, pois sem essa percepção ele está fadado a destruição de si mesmo na grande incógnita: quem sou eu, de onde vim e para onde vou.É tempo de profunda reflexão, é tempo de resgatar o princípio exarado em 1789 durante a revolução francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Deus nos guarde e permita que realmente neste milênio da grande transição possam os dirigentes das nações unidos ao de todos os homens capitarem a mensagem de Jesus de Nazaré: "Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei"

Muita paz!

Nenhum comentário: