domingo, 1 de fevereiro de 2009

A LEI NATURAL


LE 614 O que se deve entender por lei natural?

- A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem; ela lhe indica o que deve ou não fazer, e ele é infeliz somente quando se afasta dela.

LE 615 A lei de Deus é eterna?

- Eterna e imutável como o próprio Deus.

LE 616 Deus ordenou aos homens, numa época, o que lhes proibiu em outra?

- Deus não pode se enganar; são os homens que são obrigados a mudar suas leis, porque são imperfeitos; mas as leis de Deus são perfeitas. A harmonia que rege o universo material e o universo moral é fundada sobre as leis que Deus estabeleceu para toda a eternidade.

LE 617 Que objetivos abrangem as leis divinas? Elas se referem a outra coisa além da conduta moral?

- Todas as leis da natureza são leis divinas; uma vez que Deus é o criador de todas as coisas. O sábio estuda as leis da matéria, o homem de bem estuda as da alma e as pratica.

LE 617 a É permitido ao homem se aprofundar em ambas?

- Sim, mas uma única existência não basta.

• Que são de fato, alguns anos para adquirir tudo o que constitui o ser perfeito, se considerarmos apenas a distância que separa o selvagem do homem civilizado? A mais longa existência possível de imaginar é insuficiente e com maior razão quando é abreviada, como acontece com muitos. Entre as leis divinas, uma regem o movimento e as relações da matéria bruta: são as leis físicas, cujo estudo é do domínio da ciência. Outras dizem respeito especialmente ao homem em si mesmo e em suas relações com Deus e seus semelhantes. Elas compreendem as regras da vida do acorpo como também as da vida da alma; são as leis morais.
• As leis elitistas são transitórias porque foram criadas pelo prestigio de um grupo social ou pelo domínio de um povo ou nação em determinada época. Todavia, são constantes e imutáveis “as leis que Deus estabeleceu para toda a eternidade.
• O homem é um ser espiritual. As manifestações espíritas demonstram que a sua razão, seus sentimentos, suas lembranças, seu saber e suas qualidades morais, seu eu , enfim, residem no espírito, que pré-existe e sobrevive ao corpo e cujo destino é a perfeição. Esse espírito – e não apenas o corpo – se desenvolveu nos reinos inferiores da Criação,antes de atingir o plano da liberdade e da razão. E, no plano hominal, vai progredindo ainda e sempre, em sucessivas reencarnações, até alcançar a condição de Espírito puro.
• NO ser espiritual, manifesta-se a marca da divindade, pela lei moral, incrustada em sua consciência e que ele vai desvendando e compreendendo à medida que evolui. Em todos os aspectos do homem, percebe-se a imanência de Deus em sua natureza.
• A lei da evolução, tanto no plano material quanto no plano moral, nos faz entrever que a vida tem um propósito, um sentido, uma finalidade – o aperfeiçoamento de todos os seres. Vejamo-la aplicada na origem material do corpo humano ou na lenta incubação do espírito, desde o átomo até o arcanjo, ou ainda na esteira da evolução moral, que converte o canibal em sábio e o criminoso em santo – causa-nos sempre deslumbramento e reverencia perceber o impulso evolutivo que percorre a Criação. O autor dessa lei evolutiva é Deus. Ele está na origem de todas as coisas e também no fim, pois é o alvo de perfeição, beleza e bondade, que nos atrai para cima.

A teoria da evolução, proposta por Darwin e aperfeiçoada em nosso século, peca pela observação parcial do processo evolutivo, por que ele o vê apenas do ponto de vista material, quando sabemos que existe uma intervenção do plano espiritual no progresso da natureza. A evolução é orientada pelas inteligências que agem em nome do Criador. Além disso, não foi apenas o corpo físico que se alterou pelas mutações genéticas; as mutações originais devem ter ocorrido primeiro no corpo espiritual, porque este é a matriz da forma física.

Nenhum comentário: