domingo, 6 de setembro de 2009

IDEAL ESPIRITA


" Não procures repouso em momentos vazios, inércia simplesmente é começo de angústia. (Emmanuel)

Todas as religiões são parcelas da verdade.

Todas as religiões - caminhos para Deus - são bênçãos e luzes da Humanidade para a Humanidade.

Então, indagar-se-á : Porque o Espiritismo ?

Tentemos esclarecer, porém, que as religiões tradicionais, embora veneráveis, jazem comprometidas com preconceitos de dogmas que, até certo ponto, lhe são necessários à função e à estrutura. No âmbito delas, a criatura se satisfaz, até que a indagação lhe exija vôos para além das constrições impostas pela autoridade humana ou até que a dor estilhace o invólucro de crenças úteis, mas superficiais, no qual se acomoda à estreitezas de vistas.

Desde o século XIX a ciência experimental e filosofia especulativa partiram para novos entendimentos, multiplicando descobertas e invenções que mudaram completamente a face externa dos povos. Entretanto, por outro lado, o sofrimento e a morte continuam os mesmos.

Impõe-se demonstrar ao homem que todos os avanços de que dispõe para senhorear a natureza exterior, não o exoneram do auto conhecimento. Para conhecer-nos, porém, com o devido proveito, necessitamos de religião que nos integre na responsabilidade de viver e agir, porquanto, sem religião, o homem não passa da condição de animal aperfeiçoado, impelido a cair no mesmo nível dos animais inferiores.

A Doutrina Espírita é aquele Consolador prometido às criaturas pelo Divino Mestre, consagrado a explicar-lhes, em momento oportuno, as verdades eternas; e, pelas verdades eternas que o Espiritismo nos descortina, sabemos positivamente que não há morte e que a Justiça da Vida funciona acima de tudo, na consciência de cada um. Deus é amor. A vida é imperecível. O espírito é imortal. A Terra é um dos múltiplos lares da imensidade cósmica.

A Humanidade é só uma família. Cada criatura é responsável por si e cada um de nós é artífice do próprio destino.

Devemos a nós mesmos o bem ou o mal, a vitória ou a derrota que nos assinalem os dias.

Temos, assim, na Doutrina Espírita, Religião da Sabedoria do Amor, vigentes em quaisquer plagas do Universo, a restabelecer o nosso reencontro com o Evangelho de Jesus.

De posse dela, qualquer de nós está habilitado a acertar, regenerar, construir, melhorar e aperfeiçoar com o bem, onde, como e quando quiser.

Na porta da luz da Nova Revelação, estamos defrontados pela presença renovadora do Cristo de Deus.

Sigamos adiante com Ele e, segundo a promessa d'Ele próprio, o amor guiar-nos-á para a luz e a verdade nos fará livres.

Emmanuel

Mensagem recebida pelo Médium Francisco Cândido Xavier

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Josinho, bonsinho meu mano querido?
Olha Há muitas moradas na casa do Pai e os caminhos para se chegar são vários... Então religiões, que bençãos são como escolars em seus estágios de compreensão...
Vmos que vamos então...
Por aqui tudo na Santa Paz e aí?
Olha, tem um poema que vai te interessar na minha página, "A cura do mundo" passe lá e veja!

Meu saudoso beijos
Livinh@__

Josinaldo Lacerda disse...

Oi Li vinha,muita paz. Vou passar la nos seus poemas para ver "A cura do mundo. Estamos estudando aqui nos EUA das 08:00 as 13:00 horas e pretendemos aproveitar o maximo. Temos que aproveitar bem o nosso tempo no mundo, pois nao sabemos a hora do retorno. Beijos para vc e minhas sobrinhas. Te amo e peco a Deus que te proteja e que continue com essa forte veia poetica. Bjs Josinaldo. Te amo!