sábado, 22 de maio de 2010

O ENTARDECER INESQUECIVEL

Balneário Camboriú é um recanto de peculiar beleza natural. No entanto, no entardecer do dia 27 de janeiro o famoso balneário catarinense aformoseara-se de uma beleza transcendente.

Tendo como tapete a branca areia e como moldura o mar, iniciava, ao cair da tarde, o 1º Movimento Você e a Paz de Balneário Camboriú. O evento inicia num clima de real encantamento produzido pelo espetáculo singular das aves que simbolizam a paz universal: a revoada de pombos.

O movimento foi promovido pela OAB – Subseção de Balneário Camboriú e contou com o apoio e a cooperação de diversos segmentos da sociedade civil, dentre eles a Prefeitura. Divaldo Franco, idealizador do movimento e convidado especial, recebera fraternalmente os representantes da comunidade que oportunamente fariam uso da palavra.

A justa homenagem à Pátria Brasileira foi prestada em clima de profunda emoção, quando a multidão presente, em coro, acompanha a comovente interpretação do Hino Nacional pelos talentosos Grace, no vocal, e Renato no teclado.

Em seguida os pronunciamentos foram realizados: Sr. Eduardo Menegueli Jr., diretor da Fundação Cultural do Município – no ato representando o prefeito; Sr. Leandro Hanibbal, vice-presidente da OAB; Sr. Saul Brandalise – preletor nacional da Seicho-No-Iê; Dra. Sônia Moroso, Juíza da Vara da Infância da Comarca e coordenadora do Projeto “Agente da Paz” dos Magistrados Catarinenses e Frei Ladin, representante da Igreja Católica Apostólica Romana (da Igreja Matriz). Todos trazendo belas e profundas reflexões em torno da paz.

Em profundo silêncio o público acompanhava atento cada palavra proferida, cada gesto dos inspirados oradores. A mãe natureza acumplicia-se ao singular momento: a temperatura amena, a suave brisa, o murmurar quase inaudível do mar, e coroando o espetáculo maravilhoso, eis que surge especial coadjuvante: a Lua, que passou a derramar a sua chuva de prata.

Chega assim o momento mais aguardado por todos: os corações se emocionam com as palavras que expressam sucintamente a trajetória daquele que, por amor, escolheu se tornar ponte entre as almas que anelam pela paz e a isso tem dedicado sua existência. Divaldo Franco foi recebido por caloroso aplauso que traduzia o contentamento de todos aqueles que ali estavam, uns moradores locais, outros integrando caravanas que se deslocaram de regiões distantes como: Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e do Paraguai, irmanados àqueles que vieram de outras cidades de Santa Catarina, testemunhando a incomum capacidade de integração que nosso querido Divaldo possui.

A sua mensagem foi verdadeira canção de esperança; com maestria Divaldo conduzia as emoções do grande público, ora fazendo rir, ora produzindo profunda emoção. O seu verbo vibrante, saturado de amor e sabedoria, expressara coerente proposta de paz, traçando diretrizes de ação pacificadora ao alcance de todos.

O ápice se deu no momento em que Divaldo convida a todos a cantar o poema de Nando Cordel: “Paz pela Paz”. De mãos dadas, a multidão canta com Divaldo esse hino de amor, uma vez mais, o grande feito de unir almas em prol da paz se concretiza. Encerrado o evento, o público permanece, é difícil deixar para trás momentos tão sublimes. “Foi de fato um entardecer inesquecível”, foi esse o comentário que perdurou por vários dias. Balneário Camboriú aguarda com feliz expectativa o 2º MVP.

Esther Fregossi

Fonte: Revista Presença Espírita, de março/abril 2010.

Em 10.05.2010.

Nenhum comentário: